CÁLCIO emagrece?

Foi por obra do acaso que pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, descobriram, no final dos anos 1990, a íntima relação do cálcio com a perda de peso. "O cálcio interfere no desenvolvimento dos adipócitos, as células de gordura", resume a nutricionista Mariana Del Bosco, que anda estudando o assunto na Universidade de São Paulo (USP). Esmiuçando um pouco mais: ele bloqueia enzimas envolvidas na formação desse grupo celular.

Experimentos demonstram que, na falta do nutriente, ocorre um desequilíbrio. Resultado: os adipócitos incham e o ponteiro da balança dispara.Outra ação do cálcio contra a obesidade aparece em um estudo europeu. Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, comprovaram que alimentos ricos no mineral brecam a absorção da gordura vinda das refeições. Em outras palavras, parte das moléculas engorduradas é varrida para fora do organismo na digestão, o que impede seu acúmulo. Para completar, há evidências de que o mineral atue no aproveitamento da insulina — hormônio fundamental na regulação do metabolismo e da própria fome.

Seu excesso na circulação contribui para o armazenamento de energia na forma de gordura, o que, óbvio, leva ao aumento do tecido adiposo. Ou seja, se falta cálcio a barriga salta aos olhos e os pneus dão o indesejado ar da sua graça. No grupo de 42 voluntários que participam do estudo na USP foi detectada, logo de cara, uma deficiência do mineral e, coincidência ou não, vários quilinhos extras. Após cinco meses e com a adequação do consumo de boas fontes, sobretudo o leite desnatado, a equipe de Mariana Del Bosco já nota que as cinturas se afinaram. São os primeiros efeitos e, sem dúvida, já merecem comemoração.Incluir o cálcio no cardápio também ajudaria a manter bem longe a temida síndrome metabólica.

A maioria das pesquisas não menciona a suplementação para alcançar os bons efeitos do cálcio. Dá certo tirar proveito das fontes naturais. Até porque, como reza a cartilha da boa nutrição, exageros nunca são bem-vindos nem mesmo quando a substância apresenta uma penca de benefícios à saúde. Excessos têm sido associados ao surgimento do câncer de próstata, entre outros males. Por isso, pílulas só devem ser engolidas com aval de um especialista.

ONDE ELE ESTÁ?

Escolha seu item predileto e afaste a deficiência do mineral
Alimento Teor de cálcio (mg)
Iogurte desnatado (1 pote) 279
Leite desnatado (1 copo) 268
Iogurte integral (1 copo) 246
Sardinha (3 unidades) 234
Queijo Minas (1 fatia) 174
Queijo prato (1 fatia grossa) 168
Tofu (100 g) 161
Soja cozida (1 concha) 138
Ricota (1 fatia) 136
Espinafre cozido (1 xícara) 136

DE QUANTO VOCÊ PRECISA?

Confira a dose de cálcio necessária para cada fase da vida: Idade (mg/dia)
0 a 6 meses 210
7 a 12 meses 270
1 a 3 anos 500
4 a 8 anos 800
9 a 18 anos 1300
19 a 50 anos 1000
51 anos em diante 1200

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário