Aprendendo a utilizar Whey Protein

O Whey Protein, ou a proteína do soro do leite, em português, é uma das proteínas de maior valor biológico existente. Suas frações protéicas apresentam elevados índices de aminoácidos essenciais, dentre esses os BCAAs e aminoácidos sulfurados, como cisteína e metionina.

Suas principais frações protéicas são a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoglobulina, além de frações apresentando menores concentrações. Alguns indivíduos possuem alergias ao leite, muito pela ingestão dessas frações protéicas.

O Whey Protein é um produto muito difundido hoje em dia, e é vendido legalmente em qualquer loja de suplemento e até mesmo em farmácias. O que muitos não sabem, é que a grande maioria dos produtos é de baixíssima qualidade e apresentam altos níveis de gorduras saturadas, colesterol, sódio e carboidratos.

Quando for adquirir Whey Protein, infelizmente o preço diz muito: quanto mais caro, melhor. Normalmente a melhor hora para tomá-lo é logo após o treino, quando o corpo está sedento por aminoácidos. Porém, sempre alie a ingestão protéica pós-treino com algum carboidrato de alto índice glicêmico, liberando insulina e inserindo aminoácidos no tecido muscular para reparo de fibras danificadas. Uma boa proporção é 1g de proteína para 2g de carboidrato de alto índice glicêmico, tentando variar o tipo de carboidrato, o mel por exemplo, é uma ótima opção.

Para leigos, Whey Protein é um tipo de proteína, e ponto final. O fato é que existem subgrupos dentro do whey protein que devem ser conhecidos para melhor aproveitamento do suplemento, dependendo da hora de ingestão. Temos basicamente três tipos de whey proteins:

1.Whey Protein Hydrolisate (WPH) - é o whey protein tratado enzimaticamente, sendo que grandes cadeias de aminoácidos são reduzidas, clivadas, produzindo cadeias menores que são muito mais facilmente assimiladas pelo intestino delgado. Como consequência, a velocidade de absorção dos peptídeos é maior, quando comparada a outros tipos de whey protein. Tal subgrupo de whey protein deve ser ingerido preferencialmente após o treino, horário que o corpo está mais suscetível a aproveitar rapidamente a disponibilidade de aminoácidos e, qualquer atraso no metabolismo protéico pode vir a causar lesões nas fibras, e não uma reparação.

2.Whey Protein Isolate (WPI) - é o subgrupo comercializado mais comumente nas farmácias e lojas especializadas. Esse tipo de whey protein tem uma taxa de absorção moderada, sendo adequado para ingestão no café da manhã ou mesmo pós-treino, na ausência do WPH. O WPI passa por alguns processos industriais que reduzem o tamanho da cadeia protéica, mas não ao mesmo ponto de processamento do WPH.

3.Whey Protein Concentrate (WPC) - este é o subgrupo do whey protein com menor peso bruto protéico por dose. Esse produto apresenta uma taxa de absorção e digestão lenta, sendo melhor ingeri-lo ao longo do dia, como alternativa para aumentar o valor protéico de uma refeição. Normalmente o preço desse subgrupo é o mais baixo, quando comparado aos outros.

É importante conhecer esses subgrupos para nos orientar sobre a composição protéica dos produtos que compramos e vemos nas prateleiras. Muitas vezes o rótulo é pouco explicativo, e letras minúsculas descrevem realmente a composição do produto. A partir de agora, sejam mais atentos ao Whey Protein e verifique o rótulo inteiro, e não somente o grande "WHEY PROTEIN" escrito. Além disso, é importante também verificar a tabela de composição nutricional e o aminograma do produto. Aminograma é a tabela que descreve a quantidade de cada aminoácido por porção no produto. Quanto maiores os níveis de aminoácidos essenciais, principalmente BCAAs, melhor costuma ser o produto. Atente também para os níveis de glutamina, um aminoácido importantíssimo na recuperação muscular e no bom funcionamento do sistema imunológico.

Você pode misturá-lo na água ou no leite. Aqui vai uma receitinha para auxiliá-lo no consumo do Whey Protein:

Whey Protein
1 xíc. (chá) de água gelada
1 polpa de morango
1 banana
1 castanha-do-pará
gelo à vontade

Lembre-se: Sempre consultar um profissional habilitado para indicação de um suplemento específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário