Sementes de Girassol e seus Benefícios para a Saúde

Não são todas as pessoas que sabem, mas o girassol possui uma parte que pode ser consumida por nós, entretanto, ainda trata-se de uma fonte de nutrientes pouco conhecida e cobiçada.

Normalmente, as sementes dos girassóis são utilizadas para a fabricação do óleo de girassol. Um tipo de óleo vegetal muito saudável, rico especialmente nos ácidos graxos ômega 6 e ômega 9. O óleo por sua vez é utilizado na culinária, muitas vezes substituindo o óleo de soja nos preparados fritos ou mesmo em saladas.

A semente é riquíssima em gordura poli-insaturada, que ajuda no controle do colesterol. Depois de torrada, é muito rica também em nutrientes como vitaminas E, D e do complexo B, fósforo e potássio.

Com tantas propriedades benéficas, incluindo a função antioxidante, é bastante consumida por vegetarianos e recomendada para pessoas que apresentam cãibra, devido à presença de fósforo e potássio. Moída, é usada em farinhas que compõem a merenda escolar para combater a desnutrição, já que possui aminoácidos essenciais.

Outros nutrientes presentes na semente de girassol são os minerais: magnésio – que auxilia na boa formação dos ossos -, cobre e selênio. Este último age em conjunto com a vitamina E – também presente na semente – auxiliando na proteção das células contra os radicais livres o que ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

Por outro lado, é um ingrediente calórico. Em cada 100 gramas, há 571 calorias.

Onde encontrar

Normalmente, as casas de produtos naturais vendem as sementes de girassol. São disponibilizadas em dois tipos: a com casca, e a sem casca, chamada de pepita. A semente com casca é geralmente utilizada em receitas, enquanto a sem casca pode-se comer como um gostoso petisco. Lembrando que você pode optar por comprar a semente com a casca e então, descascá-la.

Patê de semente de girassol

Ingredientes

2 xícaras (275 g) de sementes de girassol;
1/2 xícara (100 g) de tahine (pasta de gergelim);
4 colheres (sopa) de suco de limão;
1 dente de alho, picado;
2 colheres (sopa) de molho de soja;
1 talo de aipo, picado;
1 colher (sopa) de cebola ralada;
1/2 xícara (120 ml) de água.

Modo de preparo

Em uma frigideira, em fogo médio, torre as sementes de girassol durante 8 a 10 minutos. Não pare de mexer as sementes, até que elas estejam coradas;
Transfira as sementes quentes para uma vasilha e acrescente o tahine. Misture bem para que as sementes fiquem cobertas pelo tahine. Espalhe as sementes em uma camada só e deixe elas esfriando em temperatura ambiente;
Em um processador de alimentos, ponha as sementes de girassol e os demais ingredientes. Bata até obter um patê bem homogêneo. Transfira o patê para um pote com tampa e leve-o à geladeira, caso não vá usá-lo nos próximos 15 minutos. Se o patê ficar muito grosso, misture uma colher de sopa de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário