Whey protein e a termogênese

Pesquisadores publicaram na revista The American Journal of Clinical Nutrition um estudo que constatou os efeitos diferenciais de três proteínas sobre o metabolismo energético, saciedade e glicemia.

Este estudo investigou tais variáveis através de refeições com as seguintes composições:

Refeição whey: 50% do valor energético total (VET) em proteína do soro de leite (whey protein), 40% de carboidrato e 10% de lipídios;

Refeição caseína: 50% do VET em caseína, 40% de carboidrato e 10% de lipídios;

Refeição soja: 50% do VET em proteína de soja, 40% de carboidrato e 10% de lipídios;

As três refeições foram comparadas com uma refeição controle rica em carboidrato (95,5% do VET). Além disso, foi testada uma quinta refeição contendo 19% de proteína, 9% de carboidrato e 22% de lipídios, para investigar como essas três proteínas influenciam no índice glicêmico e insulinemia.

Foram estudados 23 indivíduos saudáveis. Todos os participantes foram submetidos a calorimetria indireta, que avaliou o gasto energético de repouso (GER). Posteriormente, os indivíduos foram distribuídos aleatoriamente para receber as refeições teste e controle. O GER foi medido antes e após 5,5 horas do consumo das refeições.

Com estes estudos foi confirmado que as refeições ricas em proteínas possuem maior efeito termogênico do que refeições ricas em carboidratos e lipídios, porém, ainda não havia informação na literatura sobre os possíveis efeitos de diferentes fontes proteicas, comentam os pesquisadores.

O estudo mostrou também que não só as refeições ricas em proteínas possuem maior efeito térmico, mas também que o efeito térmico após o consumo de proteína do soro do leite (whey protein) foi significativamente maior do que após o consumo de caseína e soja. Além disso, foi verificado um melhor controle da glicemia com o consumo da proteína do soro do leite do que a caseína e soja. Portanto, proteínas específicas podem ser incorporadas à dieta para modular o metabolismo energético, concluem.

Matéria da Nutritotal

2 comentários:

  1. Olá! Gostaria de saber mais sobre esse estudo. Você teria como disponibilizar ou ao menos me dizer qual estudo foi? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Divino, desculpe pela demora em lhe resonder. Bom, sobre qual estudo foi já não me lembro, faz um tempo que postei sobre este assunto, porém vc entrando no site da Nutritotal talvez possa achar. Bom, fique a vontade se quiser fazer alguma outra pergunta, estou á disposição.

      Abraços,

      Excluir