Ingerir água antes das refeições pode ajudar na perda de peso?

Sim, mas para algumas populações estudadas. Uma pesquisa publicada por Davy (2008) teve o objetivo de avaliar se a ingestão de água antes da refeição diminui a ingestão calórica em 24 idosos com sobrepeso e obesidade. Os participantes beberam 500 ml de água 30 minutos antes de uma refeição (almoço) e concluiu que o consumo calórico foi significativamente menor no grupo que ingeriu água, representando uma redução de aproximadamente 13% no consumo de calorias durante a refeição. Assim, os autores desta pesquisa propuseram que ingerir 500 ml de água 30 minutos antes das refeições pode ser uma estratégia eficaz do controle de peso, em longo prazo, para idosos com sobrepeso/obesidade.

Em 2010, esse mesmo grupo de pesquisadores, publicaram na revista Obesity, outro estudo que investigou se o consumo de água antes da refeição facilita a perda de peso em adultos de meia-idade e idosos com sobrepeso/obesidade. Os participantes foram divididos em dois grupos: dieta hipocalórica + 500 ml de água antes de cada refeição diária (grupo da água), ou dieta hipocalórica sem ingestão significativa de água antes das refeições (grupo apenas dieta). Os autores concluíram que quando combinado com uma dieta hipocalórica, o consumo de água (500 ml, 30 minutos antes de cada refeição principal) leva à maior perda de peso do que apenas a intervenção por dieta hipocalórica.

Outro grupo de pesquisadores publicou, também em 2010, uma revisão sistemática que avaliou os estudos clínicos e epidemiológicos que compararam os efeitos da ingestão de água e bebidas alternativas antes das refeições sobre o consumo de calorias e/ou perda de peso. Os autores concluíram que os resultados de ensaios clínicos, juntamente com os obtidos em estudos epidemiológicos, sugerem que a água desempenha um papel importante na redução da ingestão calórica e, consequentemente, na prevenção da obesidade. No entanto, eles sugerem que existe a necessidade de mais estudos randomizados e controlados para confirmar essa relação.

Matéria NutriTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário