Brasileiros têm baixa ingestão de antioxidantes

Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) publicaram na revista Nutrition Journal um estudo que mostrou baixa ingestão de alimentos ricos em antioxidantes por brasileiros.

O objetivo do estudo foi avaliar o perfil de consumo dos principais antioxidantes da dieta em uma amostra representativa da população adulta brasileira e discutir as principais consequências da baixa ingestão desses micronutrientes na saúde.

Foram avaliados 2.344 indivíduos com mais de 40 anos de idade, moradores de áreas rurais e urbanas de 150 cidades do país. Os indivíduos de todas as classes sócio-econômicas, graus de escolaridade, cor da pele e ocupação foram incluídos, com o objetivo de manter a representatividade da população brasileira. As informações sobre o consumo de alimentos foram obtidas por recordatório de 24 horas durante sete dias na semana, sendo as análises feitas com ênfase na ingestão de vitaminas A, C e E, selênio e zinco.

Houve baixo consumo em relação aos valores recomendados pelas Dietary Reference Intakes (DRIs) de vitamina E em 99,7% dos indivíduos avaliados, vitamina A em 92,4% e vitamina C em 85,1%. Os pesquisadores observaram variações de ingestão entre as diferentes regiões, o que pode refletir nos hábitos culturais.

“Os resultados do presente estudo demonstram que a média do consumo de vitamina A e E foi inferior aos valores de referência, independentemente do sexo, idade, cor da pele, situação econômica, estado nutricional e região do país”, ressaltam os pesquisadores.

“Estes resultados devem levar ao desenvolvimento de políticas públicas que incentivem estratégias educacionais para melhorar a ingestão de micronutrientes, que são essenciais para a saúde e prevenção de doenças crônicas”, concluem.

Alimentos fontes de Vitamina E : óleos vegetais como os de girassol, palma, milho, soja e oliva. Outros alimentos ricos em vitamina E incluem nozes, semente de girassol, kiwi e germe de trigo. Outras fontes de vitamina E são grãos integrais, peixe, leite de cabra e vegetais verdes folhosos.

Alimentos fontes de Vitamina A : é encontrada naturalmente em muitos alimentos, principalmente frutas, vegetais e fígado. Frutas que contém vitamina A em boas quantidades são o melão, damasco, papaia, manga. Vegetais ricos em vitamina A são a cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba. Outras fontes de vitamina A são fígado (maior fonte), manteiga, ovos.

Alimentos fontes de Vitamina C : são frutas e vegetais. Vitamina C também está presente em alguns cortes de carne, especialmente o fígado. Algumas frutas e vegetais ricos em vitamina C incluem: acerola, kiwi, pimentão, pimenta malagueta, brócolis e frutas cítricas.

Alimentos fontes de Selênio : castanha do Pará, camarão, caranguejo, salmão, arroz integral, frango, carne suína, carne bovina, farinha de trigo integral e leite.

Alimentos fontes de Zinco : ostras, caranguejos, carne vermelha, aves (parte escura), leite e derivados, castanha de caju, amêndoas, amendoim e feijão.

Matéria NutriTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário