Polifenóis das Uvas ajudam contra a Obesidade

Um estudo efectuado com hamsters sugere que suplementos ricos em anti-oxidantes contendo polifenóis da uva Chardonnay podem proteger contra o stress oxidativo ligado à obesidade. Os investigadores da Université de Montpellier verificaram que animais alimentados com uma dieta rica em gordura mas suplementados com extractos de uvas tinham níveis de adiponectina 61% superiores aos animais com a mesma dieta mas sem suplementação. Ora, a adiponectina é uma hormona proteica inversamente proporcional aos níveis de gordura corporal.

“Esta é a primeira vez que o consumo de fenóis das uvas demonstrou reduzir o desenvolvimento da obesidade e as vias metabólicas relacionadas com esta doença, incluindo a secreção da adiponectina e o stress oxidativo.” – afirmou o orientador do estudo Jean-Max Rouanet.

Os investigadores franceses dividiram os hamsters em três grupos: ao primeiro grupo deram uma dieta standard, ao segundo uma dieta rica em gordura e ao terceiro a mesma dieta rica em gordura mas também extracto de semente de uva.

Após duas semanas, os cientistas verificaram que só o grupo com uma dieta rica em gordura (mas sem suplementação) tinha aumentado a gordura abdominal. Por outro lado, o aumento de parâmetros tais como o açúcar no sangue, triglicéridos, insulina e resistência à insulina só tinham sido observados nos grupos com essa mesma dieta. Contudo, a suplementação do terceiro grupo “impediu, em parte, estes efeitos” afirmaram os investigadores. De facto, a insulinémia diminuiu 15%, a leptinemia 45%, e a glicémia, os valores de resistência à insulina e as medidas de stress oxidativo também diminuíram consideravelmente.

Estes resultados sugerem que o extracto de sementes de uva atua como anti-oxidante, provocando efeitos anti-obesidade. Para além disso, este estudo realçou o papel do stress oxidativo no aparecimento de doenças associadas à obesidade, tornando-o um alvo na intervenção para diminuir esta patologia.

Matéria Nutrilogia


Nenhum comentário:

Postar um comentário