Amendoim e suas Qualidades Nutricionais

O amendoim é um alimento com muitas qualidades nutritivas, que deveria ser mais amplamente utilizado na cozinha, tanto em pratos doces como em salgados e seu teor calórico deve-se ao alto conteúdo de proteínas e lipídeos. Suas proteínas são ricas em aminoácidos essenciais, que não podem ser sintetizados pelo organismo humano. Seu valor nutritivo não se altera durante a torrefação e seus lipídeos também são ricos em ácidos graxos essenciais.

O amendoim é uma fonte excelente de vitaminas do complexo B e uma das mais importantes é a B5. Este fruto também inibe a absorção do colesterol, reduzindo os riscos de problemas no coração. Com suas 5,4 calorias por grama, cada semente é uma verdadeira pílula de vigor.

Também tem propriedades terapêuticas, pois pode ser usado para problemas pulmonares e julga-se que, quando cru e sem sal, estanca as hemorragias.

Os cientistas estudaram a quantidade de antioxidantes, que protegem as células contra danos que podem ocasionar câncer e doença cardíaca, de 12 variedades diferentes de amendoim. O que eles descobriram foi que o amendoim tem uma quantidade de antioxidantes tão grande quanto a maioria das frutas, como por exemplo o morango.

Uma maneira saudável e simples de se consumir o amendoim, é comprando o amendoim cru. Espalhe-os numa assadeira e leve ao forno quente até a pele escurecer. Sacuda a assadeira para dourar por igual.

Obs: Caso queira salgar um pouco, não exagerar na quantidade de sal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário