Glúten em excesso pode engordar? Sim!!!

O que é o glúten
É uma proteína encontrada em cereais como trigo, malte, aveia, cevada e centeio. Essa substância é importante para a fabricação de pães, biscoitos, bolos,  macarrão e pizza, porque ajuda a dar liga na massa e a deixa mais fofinha.
Mas consumida com frequência e em excesso, pode desencadear uma espécie de hipersensibilidade no organismo. É que o glúten vira uma espécie de cola, que gruda nas paredes intestinais e vai prejudicando aos poucos o funcionamento do seu processo digestivo. A partir disso, as células do intestino inflamam, acarretando vários outros problemas. Entre eles, o ganho de peso. Por isso, é bom não exagerar no consumo de alimentos com essa substância.
Existem pessoas que têm uma grande hipersensibilidade ao glúten – elas não podem comê-lo de jeito nenhum porque têm a chamada doença celíaca. Nesses casos, o glúten provoca danos no intestino, impedindo que a digestão se realize normalmente. Parando a ingestão de glúten, o intestino do celíaco volta ao normal.
Existem exames específicos para o diagnóstico correto da sensibilidade ao glúten. Um sinal comum é sentir a barriga estufar logo após comer pão ou pizza. Não é seu caso? Ainda assim evite o excesso.
Procure incluir em sua dieta alimentos sem glúten. Bons exemplos são arroz (de todos os tipos), milho, soja, fubá, quinoa,  sementes de girassol e de linhaça. Nessa listinha também estão incluídas farinhas de milho, batata, mandioca, amido de batata e soja.
Veja esta receita deliciosa de Pão caseiro sem Glúten:
INGREDIENTES
– 1 ½ xícara (chá) de farinha de arroz
- 1 ½ xícara (chá) de polvilho doce
- 1 colher (sopa) de sal*
- 1 ½ colher (sopa) de fermento biológico instantâneo
- 3 colheres (sopa) de azeite
- ½ xícara (chá) de chia
- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 ½ xícara (chá)de água morna
* A receita original pede 1 colher de sopa de sal, porém você pode colocar menos!
 MODO DE PREPARO
Misture a farinha de arroz, polvilho doce, chia, azeite, fermento, sal, açúcar mascavo e a água.
Coloque a massa numa forma untada e solte o gergelim por cima com um pouco de azeite para “grudar” melhor.
Deixe crescer por 40 minutos e asse por 35 minutos em forno médio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário