O poder do cacau na dieta e vida saudável

Pensou em cacau, pensou em chocolate.
Sim!!!! O cacau e seus derivados são saudáveis sim! Basta sabermos aproveitar.
Originário das regiões tropicais da América Central, era uma fruta de grande importância na civilização  maias e astecas, tendo sido usada até como moeda de troca.
No nosso país, foi cultivado primeiramente na Amazônia e hoje o estado da Bahia destaca-se como o grande produtor brasileiro, sendo responsável por cerca de 85% do cacau do Brasil. 
Se a primeira coisa que te veio à cabeça ao ler cacau foi o chocolate, pode se animar porque além de delicioso ele traz inúmeros benefícios à saúde e ao humor. Mas, atenção, essas vantagens estão relacionadas somente ao chocolate amargo, que tenha pelo menos 55% de cacau. A versão ao leite não tem essa ação porque a quantidade de cacau é pequena e a quantidade de açúcar é alta.
O cacau estimula a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental, graças às aminas biogênicas. Além disso, é um dos melhores alimentos com impacto no humor, essencial para a produção de serotonina, estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental melhorando o quadro de depressão.
Por ser rico em flavonoides e triptofano, esse alimento também aumenta a proliferação de neurônios no sistema nervoso. Portanto, esse nutriente pode auxiliar no funcionamento desse sistema como um todo, o que pode reduzir a exacerbação de muitos sintomas da depressão.
O cacau também concentra outras substâncias, como teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina. Juntos, reforçam a sensação de bem-estar e ajudam a levantar o astral, acombater a depressão e a reduzir a ansiedade. Quer mais? Ele também contém algumas substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que agem no cérebro fechando os receptores que pedem doce; assim fica mais fácil controlar o desejo por açúcar e manter o peso.
Então saibam que o consumo moderado de chocolate pode ajudar na saúde e na dieta! Porém, é preciso saber escolher, pois o que faz o chocolate ser gordinho e calórico, não é apenas o cacau, mas os demais ingredientes adicionados para a fabricação do mesmo, como açúcar e gordura. Então, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais amargo ele é e mais rico em nutrientes para a nossa saúde.
A classificação do chocolate é a seguinte: extra amargo: 75 a 85% de cacau; amargo: 50 a 75% de cacau; meio amargo: 35 a 50%; ao leite: menos de 40% de cacau.
E aqui vai uma receita deliciosa de frutas com cacau:

Ingredientes

  • 1 manga bem doce de tamanho médio
  • 3 colheres (sopa) de polpa de abacate
  • 2 colheres (sopa) de cacau
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (sopa) de mel
  • pitada de sal

Preparo

Corte a manga em pedaços grandes e coloque-os na jarra do liquidificador. Acrescente o abacate e os demais ingredientes. Bata tudo até obter consistência homogênea, depois passe por uma peneira. Leve para gelar e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário