Conheça tudo sobre a Ricota

A ricota é um tipo de queijo obtido a partir do soro do leite o que a diferencia de outros tipos de queijos tornando-a mais leve e pobre em gordura.

Geralmente vem sem sal, e ada 50 gramas possui aproximadamente 69 calorias.

O alimento destaca-se na composição e fortalecimento de ossos e dentes por ser rico em cálcio, sendo que também é indicado na obtenção de massa muscular, por possuir as mesmas calorias de alguns tipos de suplementos.
Além das propriedades nutricionais a ricota é bastante versátil na culinária sendo utilizada no preparo de pratos doces e salgados como esfihas, tortas, patês e bolos.

Benefícios

Alta digestibilidade devido ao perfil de aminoácidos que compõe suas proteínas;
Presença de vitaminas (A, D, E, B) e minerais (zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo);
Alto teor de cálcio, importante para a formação e manutenção de ossos e dentes, prevenção da osteoporose, e diferentes funções orgânicas.

Proteinas

O consumo de proteínas a cada dia é importante, porque o seu corpo utiliza proteínas de sua dieta para gerar proteínas dentro de suas células e tecidos. A quantidade de proteínas de que necessita diariamente depende do seu nível de atividade, o peso corporal e composição, mas em geral todos devem consumir pelo menos 0,8 g de proteína em sua dieta por 1 kg de peso corporal, recomenda a Universidade de Harvard . Uma porção de meia xicara de ricota semidesnatada contém cerca de 14,1 g de proteína, enquanto a ricota de leite integral contém 14 g.

Contra-indicações

Queijos frescos, pouco dessorados e fermentados, contêm de 3 a 4g de lactose por 100g de produto e assim como todo derivado de leite, a ricota traz contra-indicações para diabéticos por aumentar o nível de glicose e, para pessoas com intolerância a lactose.

Sanduiche de Ricota

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

- 4 fatias de pão integral light,
- 1 xícara de chá de ricota amassada,
- 1 cenoura pequena ralada, tomate-cereja,
- folhas de rúcula
- 2 colheres de sopa de maionese light.

Preparo

Em uma frigideira antiaderente, doure as fatias de pão e reserve. Misture a ricota à maionese até obter uma pasta homogênea (se quiser reforçar a acidez do sabor, acrescente uma colher de chá de mostarda); parta os tomates-cereja ao meio e rasgue as folhas de rúcula com as mãos.

Espalhe metade da mistura de ricota em uma fatia de pão e monte as folhas de rúcula, a cenoura ralada e os tomates-cereja fatiados. Cubra com a outra fatia de pão.

3 comentários:

  1. Adorei essa receita! Acho a ricota um queijo meio "sem graça", mas assim deve ficar muito bom!!! Valeu pela dica.
    Abraços!!
    Lu

    kefir-tesouroprobiotico.blogspot.com
    voudeblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu posso substituir esse lanche pela janta sou diabética e to em dieta ainda não passei no retorno com a nutricionista porém todos os dias meus destros em jejum tá sempre alto sempre em 160 p lá e eu sigo a dieta passada por ele troquei arroz branco pelo integral enfim pq tá alta não sei é tenho achado que é pq da janta pq no decorrer do dia tá sempre até 130 tem dias que tá 99 só o jejum msm eu sempre janto tarde pq do trabalho e tava pensando em substituir a janta por algo mais leve com baixo índice glicêmico se puderem me responder agradeço minha consulta com a nutricionista e só no fim do mês 😢

    ResponderExcluir
  3. Eu posso substituir esse lanche pela janta sou diabética e to em dieta ainda não passei no retorno com a nutricionista porém todos os dias meus destros em jejum tá sempre alto sempre em 160 p lá e eu sigo a dieta passada por ele troquei arroz branco pelo integral enfim pq tá alta não sei é tenho achado que é pq da janta pq no decorrer do dia tá sempre até 130 tem dias que tá 99 só o jejum msm eu sempre janto tarde pq do trabalho e tava pensando em substituir a janta por algo mais leve com baixo índice glicêmico se puderem me responder agradeço minha consulta com a nutricionista e só no fim do mês 😢

    ResponderExcluir